domingo, novembro 12, 2006

Quando pára o samba

A lua não era redonda e as estrelas não brilhavam. E se tal acontecia não importava porque Lúcia não queria que a lua fosse uma salva de prata nem as estrelas uma outra de palmas.
Para ela, a noite era feia, tinha de ser, porque só isso tinha lógica.
Aquele baile estava a ser uma valente porcaria, pensou. Só pessoas a fingirem-se de interessadas na música pseudo-interessante que saía da grafonola a fingir de velha e a cair de podre. Que felizes estavam as pessoas! Dançavam a valsa e rolavam ao ritmo do passado. Estúpidos! Não era de ver então? Faltava ali os ruge-ruge dos vestidos. E o flap-flap das pestanas postiças. Ninguém pode dançar a valsa de calças de ganga! É estragar o sonho...
Aquele baile estava a ser uma valente porcaria, pensou.
Oh! Quem lhe dera lá estar...
«Você só dança com ele
E diz que é sem compromisso
é bom acabar com isso
Não sou nenhum Pai João
Quem trouxe você fui eu
Não faça papel de louca
Pra não haver bate-boca
Dentro do salão
Quando toca o samba
Eu lhe tiro pra dançar
Você me diz: Não
Eu agora tenho par
E sai dançando com ele
Alegre e feliz
Quando pára o samba
Bate palma e pede bis»
O fim da música acordou Lúcia outra vez. Sim. Tinha a certeza que ele lá andaria, no meio ruge-ruge das calças de ganga, entretido com o flap-flap das sandálias espartanas. Porcaria de baile! Tinha de acontecer...
Mais um evento para lhe lembrar como o Mundo se tinha esquecido de reservar uma hora para o Amor. Ou para a Música. Ou para Rir. Vá lá, Lúcia, não sejas mesquinha. Isso é tudo a mesma coisa. O Mundo simplesmente já não acredita em nada disso e, a ti, não tas vai deixar conhecer. Vai-te mentalizando. Ou acordas para a Vida ou a dormes toda no sonho.
Mas eu não quero acordar. Desde que também sonhes comigo...
Oh! Aquele baile estava a ser uma valente porcaria, pensou.
Fibonacci

Música de Chico Buarque, «Sem compromisso»

4 comentários:

Anónimo disse...

'acordar para a vida'. Sim, sem duvida que é preciso faze-lo, mas é dificil por vezes acordarmos daqueles sonhos que nos fazem sorrir. Infelizmente, a verdade é que nao se pode viver simplesmente dos sonhos e temos de encarar a realidade nua e crua. (e eu sei que nos sabemos isso muito bem) beijo amor :)

Anónimo disse...

Nunca acordes para a vida. Simplesmente vive o sonho e sê feliz! :)

artur disse...

uma porcaria feliz. cobiçada e mal vista.
tenho pena que tenhas fugido do acordeão e sonhado com a grafonola.
talvez se lá estivesses pudessem também juntar-te ao flautista e clarinetar a balada da felicidade. e também lá ser feliz. =)

mcrpedro disse...

Vicias :)