domingo, junho 18, 2006

Mais vícios

Como qualquer vício, não sei como começou. Nem sei porquê. Só sei que as palavras têm de sair.
E depois... Depois vem aquele sorriso embaraçado de quem nem sabe o que escreveu, aquele orgulho envergonhado, as leituras seguidas e repetidas na voraz ansiedade de me distanciar do que é meu e só meu (como se o achasse possível). A voraz ansiedade de o tornar propriedade de outro, do Outro que o tornará, verdadeiramente, real. E divirto-me a pensar que posso escolher o Outro. E és tu. Que tu vais ler o que escrevi, naquela pose de conhecedor dessa arte, no desnível de ombros de atenção, na testa enrugada e olhos embevecidos. Porque sabes, não finjas que não, que escrevo para ti.
Disseram-me uma vez que, quando sabemos do que escrevemos, sabemos escrever. E, por muito que eu tente contrariar o meu instinto, tu és sempre o meu texto. Talvez te conheça ainda melhor do que pensava...
As palavras são realidades maravilhosas. Fazem-te real. O meu vício de palavras não é um vício de ti. O meu vício de palavras é um vício de te tornar real quando não o és.
É... Provem somente da minha vontade subconsciente de me tornar um bocadinho deusa e te poder trazer para aqui quando estás longe. A ti e a todas as realidades que, todos os dias, me tornam mais eu.
Volto à minha posição. Simples objecto das palavras. E da pontuação. E da gramática e da morfologia.
Sabes.... Não há patrões melhores.
Fibonacci

2 comentários:

mcrpedro disse...

A "Obra Prima" é nossa. Quem sabe não mudamos o mundo, pelo menos à nossa escala, diria Maktub.
Eu diria mais. É a união e a prova de que três podem significar um só. Uma autêntica salada de frutas. Ah! e tu és o morango. *

juju disse...

Sabes, menina...escrever pressupõe sempre um destinatário, mm k inconscientemente não o façamos com esse intuito! deixa a escrita guiar o teu imaginário, a ajudar-te a soltar o sonho, mas não deixes k a escrita se apodere da tua realidade, pois aí, em vez de tornares o sonho escrito em verdade, acabas por te esconder atrás de um conjunto de símbolos k nunca acabarás por viver...
espero ter conseguido ser compreendida...
Tens uma escrita deliciosa, acredita!
***